História
HISTÓRIA DA EMPRESA
A história da NH é de crescimento, crescimento em estabelecimentos, qualidade e prestígio ao longo de seu histórico de 40 anos. Hoje é uma operadora de referência em hotéis de cidade na Europa e América Latina. Opera mais de 350 hotéis em 28 mercados, incluindo os principais destinos da cidade, como Amsterdã, Barcelona, Berlim, Bogotá, Bruxelas, Buenos Aires, Düsseldorf, Frankfurt, Londres, Madrid, Cidade do México, Milão, Munique, Nova York, Roma e Viena .
PRIMEIROS PASSOS: NASCIMENTO DA MARCA NH E EXPANSÃO NA ESPANHA
Os primórdios do NH Hotel Group remontam a 1978, quando abriu seu primeiro estabelecimento: o hotel Ciudad de Pamplona. Quatro anos depois, a rede foi além da região de Navarra: ao adicionar o NH Calderón de Barcelona ao seu portfólio, deu os primeiros passos rumo ao crescimento nacional, expansão que ganharia impulso ao longo da década de 1980.
Passada apenas uma década da sua constituição, a Empresa geria hotéis em Madrid, Barcelona e Saragoça, tendo-se estabelecido como uma das principais cadeias espanholas. A Corporación Financiera Reunida, SA (COFIR) tornou-se o principal acionista da Companhia em 1988.
DÉCADA DE 1990: CONSOLIDAÇÃO DO MODELO NH
No final de 1995, o NH já era uma das principais redes de hotéis urbanos da Espanha, com 54 estabelecimentos localizados em todo o país. Naquele ano, o NH Hoteles começou a manifestar seu compromisso estratégico com a cultura com o lançamento do que hoje é conhecido como Prêmio Mario Vargas Llosa NH Short Story, que visa auxiliar escritores iniciantes e estimular a leitura e o processo de criação literária.
1996 e 1997 foram fundamentais para definir o futuro da empresa. Paralelamente à saída do Grupo De Benedetti do rol de acionistas, a COFIR deu início a uma mudança radical de estratégia, decidindo concentrar e consolidar as atividades desenvolvidas por suas principais subsidiárias, incluindo a NH Hoteles SA. Foi neste cenário que a COFIR adquiriu 100% da Patrimônio da NH. Um ano depois, essa nova direção estratégica culminou com a fusão da antiga COFIR e da NH Hoteles. A nova empresa, que assumiu o nome de NH Hoteles, foi lançada na bolsa de valores. Foram também aqueles anos em que a rede deu início a uma das iniciativas mais intimamente ligadas à qualidade dos serviços prestados e ao desenvolvimento de seus colaboradores, iniciativa que continua a prosperar até hoje: a universidade corporativa, conhecida como NH University, criada para fornecer abrangente,
Como parte de seus esforços estratégicos para fomentar a cultura, em 1998 a rede lançou o NH Stock Art, exibições itinerantes nas proximidades dos hotéis do Grupo em uma tentativa de apoiar o trabalho de novos artistas. Este foi também o ano em que o Grupo lançou o seu site corporativo, www.nh-hoteles.com, agregando um novo canal de vendas diretas.
O final da década também marcou o início da expansão internacional da Companhia. Em 1998 a rede estabeleceu-se na América Latina e em 1999 iniciou sua aventura na Europa na esteira da aquisição de uma participação na Jolly Hotels (19,1%). Foi também o ano em que formou uma aliança estratégica no MERCOSUL para investir na América Latina por meio da criação do fundo Equity International Properties. A empresa administrava atualmente 88 hotéis e essa trajetória de crescimento foi evidenciada pela sua estreia no índice de ações blue chip da Espanha, o IBEX 35.
Em 1999, a NH Hoteles também adquiriu 91,5% da Sotogrande, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de residências premium projetadas para a vida familiar.
EXPANSÃO E CRESCIMENTO GEOGRÁFICO
Em 2000, a empresa adquiriu a rede holandesa de hotéis Krasnapolsky, uma transação que dobrou de tamanho. Na sequência deste negócio, o NH contava com 168 hotéis, 7.300 funcionários e presença em 15 países, tendo Portugal entrado na briga pouco tempo depois. Isso posicionou a empresa como a terceira maior rede de hotéis da Europa e a tornou o player líder na maioria dos principais destinos da cidade.
A aquisição da rede mexicana de hotéis Chartwell em 2001 adicionou mais 14 estabelecimentos. Nesta conjuntura, a empresa decidiu operar em todo o mundo sob uma única marca e integrar seus nove escritórios de vendas existentes em todo o mundo.
Em 2002, a NH continuou sua estratégia de crescimento internacional liderada por fusões e aquisições, adquirindo a rede alemã Astron Hotels, que adicionou 46 hotéis na Alemanha, seis na Áustria e um na Suíça ao portfólio crescente.
Em 2004, a rede entrou em novos mercados adicionais. Com 240 hotéis e 35.000 quartos em 18 países da Europa, América Latina e África, em 2004 e 2005 a NH Hoteles entrou nos mercados italiano, romeno, britânico e francês. Nestes dois últimos mercados, a rede abriu seus primeiros hotéis em Londres e Lyon, respectivamente. Em 2006, a empresa ultrapassou a marca de 14.000 funcionários e a rede tornou-se líder indiscutível do setor na Itália após a aquisição das redes de hotéis locais Framon e Jolly. Nesse ano, em Milão, o Grupo inaugurou o seu primeiro nhow, uma nova classe de hotel dirigida a uma clientela contemporânea, sofisticada e cosmopolita. Tendo recebido o Prêmio Príncipe Felipe de Excelência em Turismo e nomeado o Melhor Lugar para Trabalhar na Espanha, Holanda e Alemanha, o NH Hoteles começou 2007 com 341 hotéis em 21 países em três continentes,
Em 2009, o NH e a rede espanhola Hesperia concordaram em fundir seus respectivos negócios de administração de hotéis. Graças a esta transação, a NH Hoteles assumiu a gestão dos 51 hotéis pertencentes e operados à época pela Hesperia.
Nesse mesmo ano, a NH montou uma plataforma de cooperação de compras. A plataforma, batizada de Cooperama, foi projetada para atender, adicionalmente, outras redes, aumentando a competitividade do setor. Ao longo desses anos, o NH Hoteles continuou a receber elogios em quase todas as suas linhas de iniciativa. A título de ilustração, os designs dos quartos receberam o European Hotel Design Awards em Londres.
NOVOS PRODUTOS, COMPROMISSO DE SUSTENTABILIDADE E CONSOLIDAÇÃO INTERNACIONAL
Nos últimos anos, o compromisso ambiental incansável do Grupo emergiu como um dos pilares da articulação de todas as iniciativas da Empresa. Em 2010, a NH Hoteles lançou um produto pioneiro, o Ecomeeting, no segmento MICE.
Ecomeeting é um conceito voltado para a sustentabilidade para a organização de eventos, congressos e convenções, o que implica um uso de recursos energéticos ecologicamente correto, bem como o uso de produtos de baixo impacto e de comércio justo. No mesmo ano, a empresa inovou novamente com o NH Sustainability Club, um think tank interno para o desenvolvimento criativo de produtos e serviços com consciência ecológica. Paralelamente, a Companhia avançou em suas operações de gestão de clientes, centralizando as reservas em seus principais mercados de atuação. Também em 2010, a Empresa recebeu diversos prêmios por diversas vertentes de seu esforço de responsabilidade corporativa, incluindo prêmios por seu envolvimento em projetos comunitários, suas iniciativas de motivação de funcionários e seus esforços para envolver seus fornecedores no desenvolvimento de projetos ecológicos.
Em 2011, o NH Hoteles foi posicionado como um dos 25 melhores hotéis do mundo e uma das redes mais importantes da Europa, com cerca de 400 estabelecimentos e 60.000 quartos.
Em 2012, a NH Hoteles articulou um novo modelo de governança corporativa, nomeando um novo não executivo para presidir seu mais alto órgão de governança e um novo CEO, dividindo assim essas funções e responsabilidades. Essa foi a nova equipe apontada para fazer a transformação de maior alcance já empreendida pela Companhia, mudança que começou a se materializar em 2013.
NOVO NH
2013 foi um ano marcante na transformação contínua da Companhia. Tendo aumentado a liquidez e a solvência da Empresa através da emissão de capital para o seu novo acionista principal, HNA, ao mesmo tempo que avançava no esforço de reestruturação de ativos, o Grupo articulou uma nova estrutura de dívida condizente com seus planos de negócios.
Em setembro de 2013, o Conselho de Administração aprovou um plano de negócios qüinqüenal, inspirado na nova visão da Companhia e desenhado para impulsionar os negócios do Grupo por meio de uma nova proposta de valor, uma experiência aprimorada do hóspede, melhores estratégias de vendas e comunicação e um portfólio de hotéis de qualidade que oferecem aos consumidores aquilo que procuram.
Depois de restabelecer o equilíbrio financeiro e garantir a disponibilização de recursos adicionais para apoiar o plano de investimento e reposicionamento da carteira hoteleira, 2014 marcou um grande passo na implementação de um modelo que garanta um futuro sustentável e rentável, repleto de oportunidades para NH. Após um ano de implementação do ambicioso plano de transformação, progressos sólidos foram alcançados em todas as áreas. Isso teve um impacto positivo nos resultados do Grupo e no nível de confiança que nossos investidores depositam em nós.
Cada uma das iniciativas teve como foco aumentar as receitas, melhorar as margens, crescer e otimizar as capacidades de gestão e organização. Assim, durante este período, a NH construiu uma proposta de valor materializada em uma nova arquitetura de marca sob o guarda-chuva do NH Hotel Group que inclui NH Collection, NH Hotels, nhow e Hesperia Resorts. Cada uma dessas marcas tem sua própria promessa operacional e sua própria experiência tangível e diferenciada. Experiência e renovação hoteleira foram uma prioridade nesta primeira fase do plano. Por um lado, o Grupo incorporou novos elementos que tornam a experiência NH nova e diferenciada: colchões exclusivos, televisores LED de última geração, secadores de cabelo profissionais, chuveiros de primeira qualidade e novas amenidades. Eles são chamados de “Brilliant Basics”. Por outro lado, a empresa avançou no reposicionamento de seus ativos por meio da reforma total ou parcial de diversos edifícios em todo o mundo. Para além da revisão e promoção dos planos comerciais, de marketing e comunicação, em 2014 o Grupo esforçou-se por conceber soluções com diferencial competitivo. Propostas que vão ao encontro do estilo de vida, trabalho e modernos métodos de comunicação dos consumidores, visando sempre superar suas expectativas. Um exemplo disso foi o lançamento de “High Tech Made Easy” no segmento de reuniões e eventos, que inclui não só uma extraordinária conexão Wi-Fi, salas de reunião renovadas e sistemas de colaboração interativa de nova geração, mas também tecnologia 3-D ao vivo para reuniões e eventos de alto desempenho e alto impacto.
No que diz respeito à Gestão de Ativos, a Empresa identificou onde e como a NH queria estar, saindo dos estabelecimentos que não correspondiam às expectativas do Grupo. Além disso, a venda da Sotogrande permitiu à NH manter outros ativos estratégicos para a Empresa.
No que se refere ao Plano de Expansão, no início de 2015 o Grupo concluiu a aquisição da rede latino-americana Hoteles Royal que permitiu ao NH Hotel Group lançar suas marcas na Colômbia, tornar-se líder em Bogotá e aumentar a presença no Chile e Equador. Ao mesmo tempo, uma joint venture na China progrediu conforme planejado e a NH espera desenvolver um portfólio de hotéis naquele país.
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